Um voo realizado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no último dia 19 de maio, um domingo, teve uma peculiaridade: apenas o chefe da pasta federal e sua esposa, Ana Estela, eram os passageiros da aeronave. O voo partiu de Brasília às 8h45 daquele dia e chegou em São Paulo às 10h10. Os dados constam no registro de voos da FAB.
No ofício enviado pelo cerimonial de Haddad para solicitar o apoio aéreo, endereçado ao major-brigadeiro do ar Antonio Mioni Rodrigues, chefe do gabinete do comandante da Aeronáutica, a assessoria do ministro diz que a viagem, justificada como sendo “a serviço”, serviria para atendimento “de audientes”, mas o compromisso seria apenas no dia seguinte, 20 de maio, no gabinete do Ministério da Fazenda em São Paulo.
O retorno do ministro para Brasília, também em um avião da FAB, aconteceu, por sinal, justamente no dia 20 de maio, com decolagem realizada às 10h10 e pouso às 11h35 na capital federal. Desta vez, outras pessoas estavam na lista de passageiros, como a ministra do Planejamento, Simone Tebet; e o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Questionada pelo jornalista Lúcio Vaz, do site Gazeta do Povo, sobre a necessidade de a viagem ter sido feita no domingo e por que Ana Estela estava na lista de passageiros, a assessoria de Haddad respondeu que “a viagem foi necessária em razão dos compromissos realizados na cidade de São Paulo no dia 20/05/2024”.
Além disso, a pasta acrescentou que a esposa de Haddad, que é professora da USP e ocupa, a convite da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o cargo de secretária de Informação e Saúde Digital do ministério, foi passageira no voo realizado no dia 19 de maio nos termos do Art. 7° do Decreto n° 10.267/2020.
– Ressalta-se que todas as viagens realizadas pelo Ministério da Fazenda seguem as regras estabelecidas pela Lei n° 8.112 (Art. 58) e pelo decreto supracitado – completou o Ministério da Fazenda.
FONTE:PLENO NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário