A GloboNews precisou se retratar ao vivo após receber uma reclamação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a edição do programa Em Pauta, veiculada na última sexta-feira (16). Acontece que o jornalista Jorge Pontual associou ao governo federal um projeto da Prefeitura de Campinas com casas de 15m², e acabou levando um puxão de orelha da assessoria do petista.
– Eu tenho nome para esse projeto infeliz. Minha casa não é vida – havia dito Pontual sobre as casas populares que incluem apenas um cômodo e um banheiro.
Minutos depois, a jornalista Eliane Cantanhêde teve de fazer a errata.
– Nós temos um telespectador ilustre hoje. O presidente Lula está assistindo o [programa] Em Pauta, né. Está lá em Belém. Boa noite, presidente. Seja bem-vindo ao nosso programa. E o presidente pediu para a assessoria dele fazer um pedido para a gente. Não é uma correção, mas ele faz questão de enfatizar que esse programa, dessa casinha, é um programa de Campinas, não tem nada a ver com a União, com o governo federal e muito menos com o Minha Casa, Minha Vida. Olha aí, presidente. Está aí cumprido o seu pedido – assinalou Cantanhêde.
Confira o momento abaixo, que foi compartilhado pela deputada federal petista Erika Kokay (PT-DF):
O governo de Campinas virou alvo de polêmica após anunciar as casas de 15m² feitas como proposta para abrigar 450 famílias que estavam em uma ocupação. As casas ainda estão sendo construídas, e o investimento foi de R$ 2,6 milhões. O projeto já recebeu críticas de Lula e de especialistas que defendem que as residências não podem ser consideradas moradias dignas, segundo padrão da Organização das Nações Unidas (ONU).
– É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, é preciso discutir o processo de degradação que mora o ser humano. Aquela história do prefeito [de Campinas] de fazer uma casa de 15 metros quadrados. Se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros para que o povo possa morar. É o absurdo do absurdo do absurdo – disse Lula nesta segunda-feira (19) em sua live semanal.
FONTE:PLENO NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário