Nesta quinta-feira (12), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abra três inquéritos para investigar os protestos realizados no último domingo (12), e que resultaram em destruição nos prédios dos Três Poderes em Brasília. Os pedidos foram enviadas à presidente da Corte, Rosa Weber.
Com a medida, a PGR quer apurar quem são os executores, os financiadores, os autores intelectuais e as autoridades públicas envolvidas nas manifestações. A medida foi tomada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, que coordena um grupo criado na PGR para investigar os atos.
– É importante prestar celeridade às investigações e, para isso, é necessário equacioná-las e organizá-las a fim de que as condenações não se afastem da contemporaneidade dos fatos, de forma a permitir o efeito pedagógico da resposta do Estado aos atos criminosos, garantindo-se o devido processo legal – explicou o subprocurador.
Entre os crimes que serão investigados estão terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça e perseguição.
FONTE:PLENO NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário